sábado, 10 de setembro de 2016


Arte marcial ou esporte competitivo.
By Getulio Taigen
Ainda nesta semana alguns professores estabeleceram um diálogo virtual onde se debateram as possibilidades, vantagens e desvantagens que surgiriam ao Karate á partir de 2020, ou antes, visto que será oficialmente olímpico neste certame.
A conversa foi interessante e recheada de postulados como se espera a dois estudiosos e profundos conhecedores do assunto. Neste dialogo, um se posicionava contrário a esportização em razão da consequente e inevitável perca de seus princípios basilares e o outro relativamente favorável, pois considera a transformação de uma arte marcial em um esporte competitivo um caminho natural de desenvolvimento social, produzindo como efeito secundário uma grande visibilidade e penetração social, considerando que aquele que não desejar praticar um esporte olímpico sempre poderá procurar um dojo tradicional.
Confesso que, talvez, por falta de conhecimento ou capacidade sou (pelo menos por enquanto) contra a transformação de uma arte marcial em um esporte competitivo como qualquer outro, apesar de saber que a quantidade de pessoas que se beneficiariam seria aumentada exponencialmente.
Na verdade não sabemos o que acontecerá, no que o Karate se transformará, entretanto sempre podemos á partir da experiência anterior de outras artes marciais como o Judo, por exemplo, termos pelo menos uma ideia do que nos espera que seria a perda quase que total dos fundamentos filosóficos que nortearam o fundador ao codificar e desenvolver sua arte marcial.
Nesse sentido, transcrevo um estudo descritivo que teve como objetivo verificar o conhecimento dos judocas de ...(*) sobre o histórico, os princípios filosóficos do judô e suas aplicações na prática e no cotidiano.
(*) Foi omitido propositalmente o estado e dojos participantes que não interessam ao fórum.
Participaram do estudo 40 judocas de quatro dojos , sendo que 32 eram do sexo masculino e oito do sexo feminino, com graduação variando de faixas amarelas a pretas.
Como instrumento de medida utilizou-se um questionário e os dados foram trabalhados quantitativamente mediante a estatística descritiva (frequência simples) e qualitativamente, utilizada a análise do conteúdo.
Os resultados indicam que quanto a conhecimentos básicos do histórico do judô apenas um pouco mais da metade dos judocas apresentaram conhecimento;
Quanto aos princípios filosóficos mais da metade dos entrevistados demonstraram ter pouco ou nenhum conhecimento. Apenas sete conheciam as máximas do judô e a maioria relatou que o judô influencia no seu cotidiano.
Com base no conhecimento apresentado pelo grupo, concluiu-se que pouco conteúdo teórico é trabalhado nos locais de prática, mesmo assim, os praticantes afirmam que a prática do judô contribui para a sua formação, porém não sabem discernir de que forma.
Vamos ao relatório do estudo.
Introdução
Dentre as várias artes marciais, o judô se destaca por seus pressupostos filosóficos, os quais foram idealizados visando o desenvolvimento do praticante de maneira integral, indo além da prática de movimentos complexos e repetitivos, mas sim utilizar desses de maneira a desenvolver potencialidades intrínsecas dos praticantes.
Por outro lado, enquanto a prática do judô atual mostra-se cada vez mais competitiva, os professores demonstram a cada dia uma maior preocupação com os resultados em competições, deixando de lado os fatores fundamentais inerentes á citada filosofia.
Este aspecto já foi detectado em um estudo de Santos et al. (1990) no qual encontraram que tanto os técnicos quanto os judocas eram conscientes da filosofia do judô, porém não apresentavam conhecimentos sobre a mesma.
Deste modo, na busca da manutenção e ou resgate dos pressupostos teóricos que fornecem a base para a real contribuição do judô na formação do praticante é que se justifica este estudo, que foi efetuado com o objetivo de verificar o conhecimento dos judocas ... sobre a filosofia do judô preconizada por Jigoro Kano.
Mais especificamente objetivou-se identificar o conhecimento dos judocas sobre o histórico, as máximas e os princípios filosóficos do Judô e, verificar a percepção dos judocas sobre a aplicação da filosofia do judô durante a prática e no cotidiano.
Material e método
Participaram deste estudo de cunho descritivo, 40 judocas, selecionados de forma intencional, cuja exigência era de no mínimo dois anos de prática, sendo:
. 32 do sexo masculino;
. 8 do sexo feminino;
. Média de idade de 21,25 ± 5,3 anos e com média de tempo de prática de 9,92 ± 5,2 anos.
Como instrumento de medida foi elaborado um instrumento do tipo questionário, com questões abertas e fechadas, testada quanto a validade por dois doutores e dois mestres, cujo índice foi de 88% e a clareza, efetuada por três judocas, obteve um índice de 100%.
O questionário foi aplicado com agendamento prévio, nos locais de prática, o qual, depois de esclarecido os objetivos do estudo e assinado o consentimento orientado foi entregue aos judocas para preenchimento subsequente e supervisionado, sem auxílio mútuo.
Os dados foram quantitativamente trabalhados mediante a estatística descritiva (frequência simples) e qualitativamente, utilizada a análise de conteúdo.
Resultados e discussão
Entre os judocas que participaram do estudo:
. 9 são faixa preta,
. 11 faixa marrom,
. 10 faixa roxa,
. 4 faixa verde,
. 2 faixa laranja e.
. 4 quatro faixa amarela.
Quanto à performance esportiva, nove participaram de campeonatos em nível municipal, oito de estaduais, dois de sul-brasileiro, 16 de brasileiros, dois de pan-americano e um de mundial.
Para atender os objetivos do estudo, inicialmente questionamos os judocas sobre o significado da palavra judô.
As respostas obtidas demonstraram que:
. 14 não souberam descrever;
. 8 disseram que se trata de uma filosofia de vida;
. 7 disseram que se trata de uma arte marcial;
. 5 entendem o judô como algo prazeroso, como uma arte e algo relacionado com suavidade, equilíbrio; e,
. 5 veem como algo que trabalha muito o respeito e a decisão de seus praticantes.
As respostas obtidas apontam que a maioria não consegue dizer o significado da palavra judô e os demais a colocam de acordo com o senso comum, ou seja, demonstram um conhecimento superficial.
De acordo com Alvin (1975), quando Jigoro Kano criou o judô ele definiu objetivos para esta arte, que não se limitavam a questões práticas, mas sim um judô que fosse trabalhado como forma de desenvolver o caráter, a moral, autodomínio, autoconhecimento, respeito mútuo, entre outros.
Dando continuidade, perguntamos aos judocas sobre alguns conteúdos históricos, tais como o nome do fundador, o local e o ano de fundação e baseado em que pressupostos o judô foi idealizado.
Dos 40 judocas que participaram do estudo:
. 34 possuem conhecimento do nome do idealizador do judô - Jigoro Kano;
. 6 não souberam responder.
. 33 A grande maioria sabe que o judô foi criado no Japão, porém sete dos entrevistados não opinaram.
. 15 sabiam o ano de fundação do judô, sendo que a grande maioria não respondeu, ou errou a data.
. Alguns comentaram que sabiam, porém haviam esquecido.
Segundo Shinohara (2000) e Calleja (1989), o judô teve sua fundação juntamente com a Kodokan (escola para o estudo do caminho), em 1882 no Japão.
Vale ressaltar que os participantes deste estudo têm no mínimo dois anos de prática, e, estas questões são conteúdos teóricos básicos, que deveriam ser ministrados ao primeiro contato, pois saber pelo menos de onde, quando e quem idealizou é o mínimo para dar significado para a prática que se está realizando.
Com relação aos pressupostos teóricos que deram base para a criação do judô:
. 34 disseram que o judô foi criado a partir do jiu-jitsu;
. 4 se omitiram e,
. 2 dois não foram coerentes.
Jigoro Kano realmente utilizou-se do jiu-jitsu para criação do judô, porém é importante salientar que ele se baseou em vários estilos de jiu-jitsu, os quais segundo Shinohara (2000, p.49) são: Takeuti Ryu; Shibakawa Ryu; Jiti Shin Ryu; Yo-Shin Ryu; Sekiguti Ryu; Kito Ryu; Tenshin Shinyo; Kashima Shinyo Ryu. Dentre estes, os que foram mais utilizados foram o Tenshin Shiro Ryu e o Kito Ryu.
Na continuidade questionou-se ao grupo sobre máximas deixadas por Jigoro Kano, cujas respostas estão no Quadro 1.
Quadro 1. Máximas que compõe a filosofia do judô
Observa-se no que a maioria não tem conhecimento; apenas sete judocas descreveram (em português) as duas máximas do judô, e quatro citaram apenas uma "ceder para vencer" - Seyrioku- Zenyo.
O alicerce que levou Jigoro Kano a repensar um novo estilo de jiu-jitsu, foi elaborar uma atividade que fosse capaz de explicar e ser útil a todas as atividades humanas, e Seiryoku Zenyo que significa máxima eficiência com mínimo de esforço gasto e Jita Kyoei que significa bem estar e benefícios mútuos, são as máximas deixadas por Jigoro Kano e, se bem aplicados, trazem benefícios tanto na prática do judô como na vida em geral de seus seguidores (SHINOHARA, 2000).
Com relação ao conhecimento dos judocas sobre os princípios do judô, apenas sete judocas descreveram algum princípio, sendo que: cinco judocas citaram um -"Quem teme perder já está vencido"; dois judocas citaram dois princípios: "Conhecer-se é dominar-se e dominar-se é triunfar", e "Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância".
Oito judocas não citaram nenhum, porém dissertaram sobre as qualidades que devem estar ligadas diretamente aos praticantes desta arte marcial, tais como: respeito, educação e caráter. Os demais não acrescentaram nada.
Além dos três princípios citados, existem mais seis (VIRGÍLIO 1986; SHINOHARA, 2000), além dos sete dizeres máximos de Jigoro Kano (ARPIM, 1970). Os resultados que demonstram a falta de conhecimento dos judocas vão ao encontro do estudo de Santos et al. (1990) no qual encontraram que tanto técnicos e judocas são conscientes que o judô possui uma filosofia, porém não apresentam conhecimentos sobre essa.
Um fator que pode justificar o não conhecimento da filosofia do judô são as diferenças culturais entre o oriente e o ocidente, sobre o qual Borges (2003) comenta que pela falta de conhecimento ocorre a confusão entre espiritualidade e religião, dando margem a diferentes interpretações e não entendimento, principalmente quando ocorre a falta de embasamento teórico. Desta forma, é preciso mais que transmissão do aporte prático da modalidade, é necessário que seja transmitida a base cultural com pressupostos teóricos, apresentando e demonstrando os significados dos conceitos, os princípios e as máximas deixadas por Jigoro Kano.
Com o intuito de verificar a aplicação dos princípios durante a prática do judô (treino e competição) e no cotidiano, mediante a percepção dos judocas, questionou-se os mesmos como se utiliza as máximas do judô (Jita-Kyoei e Zeiryoru-Zen-yo) durante o treino.
Dos 40 questionados:
. 22 disseram que utilizam as máximas do judô no momento da aplicação da técnica, mesmo que apenas sete tenham descrito as máximas na questão pertinente e descreveram que procuram aproximar-se o máximo da perfeição, procuram aprimorar ao máximo as técnicas, se preocupam com o oponente e procuram não utilizar muita força, sendo o mais eficiente possível.
. 13 afirmaram que não utilizam as máximas e,
. 5 se omitiram.
Em seguida, questionou-se sobre a preocupação com seus oponentes durante o treino:
. 39 disseram que se preocupam, justificaram que não há treino se não tiver o oponente, ou seja, não tem como se aperfeiçoar;
. 1 respondeu que não, justificando que faz o que sabe de melhor.
Com relação à aplicação da filosofia do judô no cotidiano:
. 34 judocas responderam que existe relação e,
. 6 disseram que não.
Dos que responderam que sim, justificaram que o judô está ligado diretamente com suas vidas.
Algumas das relações citadas pelos judocas foram: "o judô traz paz de espírito e serenidade à minha vida"; "um ajuda o outro a não querer passar por cima do outro"; "estou sempre correndo atrás dos meus objetivos, força de vontade e paciência para aprender e estar sempre melhorando"; "filosofia de vida"; "caminho suave"; "disciplina e companheirismo"; "ajuda a manter a calma/disciplina"; "desenvolvimento do meu ser (físico e cabeça)".
Considerações finais
De acordo com os objetivos, com base no referencial teórico e respeitando as limitações do estudo, conclui-se que:
• os judocas ... demonstraram pouco conhecimento sobre dados básicos relacionados ao histórico do judô;
• desconhecem os princípios que compõe a filosofia preconizada pela prática do judô;
• parte dos judocas afirmou que utilizam os princípios filosóficos na prática, mesmo que desconheçam teoricamente os mesmos;
• parece que há uma contribuição da filosofia do judô no cotidiano, principalmente quanto a mudanças de atitudes, no entanto, algumas das mudanças citadas, poderiam ser adquiridas se os mesmos estivessem praticando qualquer outra modalidade desportiva.
Diante de tais conclusões, percebe-se claramente que a prática do judô em ... está direcionada unicamente à competição, e, estão sendo esquecidos os pressupostos teóricos que são fundamentais na formação de judocas completos, tanto dentro quanto fora do tatame.
Obs. Naturalmente que este pequeno estudo é pálido se levarmos em conta a enorme quantidade de praticantes de Judô no país, mas é sempre um indicativo interessante.
Oss!

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