sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Durante a aula eu falei sobre os 4 tipos de pessoas que fazem perguntas. Também declarei que todo o meu conhecimento advém de minha prática no Karate, no Zen e na Acupuntura, portanto, tudo que eu falo e digo tem embasamento nessas três esferas do saber . Segue o link do Sutra de onde foram tiradas essas informações para aqueles que desejarem.http://centrozendailha.blogspot.com.br/…/poema-do-portal-un…

Muito bem!
O Sutra de Lótus da lei Maravilhosa relata o sermão do Budha realizado no Monte Gridhrakuta, para milhares de pessoas.
O texto do capítulo XXV começa com o Bodisatva da Intenção Inesgotável (Akshayamati). Ele levanta-se do seu lugar, descobre o ombro direito, junta as palmas das mãos e, fitando o Budha, pergunta: Honrado pelo mundo, possuidor de todos os sinais sutis, porque aquele Bodisatva é chamado de Kanzeon.
Akshayamati é o Bodisatva da Intenção Inesgotável, como todo Bodistava ele possui grande compreensão. Ora, se possui grande entendimento, não nutre nenhuma dúvida, pois compreende claramente a doutrina do Budha e, naturalmente sabe quem é Kanzeon, então porque faz essa pergunta ao Budha...
Os sutras dizem que existem quatro tipos de pessoas que fazem perguntas.
1- As que nada sabem, mas querem aprender;
2- As que possuem algum conhecimento, mas ainda tem muitas dúvidas;
3- As que possuem outro tipo de entendimento e, estando presas a esse conhecimento não conseguem compreender outros, ficando o tempo todo colocando a prova o professor e aquilo que ele diz;
4- As que compreendem tudo, porém efetuam perguntam para ajudar a compreensão dos que estão escutando a preleção.
Começa esse capítulo com o Bodisatva Akshayamati se levantando de seu assento, e fazendo uma pergunta ao Budha. Levantar do assento significa abandonar os pontos de vista pessoais, abandonar o ego, converter-se num copo vazio, pronto para receber em seu interior o ensinamento.
Somente assim, a informação pode chegar ao espírito.
Nos mosteiros japoneses é comum efetuar-se sanpai (3 prostrações), antes de se fazer uma pergunta.
Não devemos fazer uma pergunta ao mestre em voz alta, coçando a cabeça, sentados incorretamente, de forma desrespeitosa e sem fazer um cumprimento.
Somos guerreiros e não mendigos, fazer um cumprimento e efetuar uma pergunta numa postura de respeito é uma atitude de dignidade, não somente para o mestre, mas para nós mesmos.
O Bodisatva Akshayamati se levanta e pergunta...
A resposta vem imediatamente... “Ouçam!...” diz o Budha.
Quando se faz uma pergunta a alguém. Ex: Como você está! A resposta deve vir assim que a pergunta acabar, não depois de alguns minutos de reflexão. Se deixarmos escapar o momento presente, o aqui-e-agora, se estivermos desatentos o precioso momento, foge.
A ação decorrente de uma mente distraída nunca é correta, os erros surgem e a felicidade se transforma em sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário