sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Resultado de imagem para gendai budo                                                                                                     


Os cinco espíritos do Gendai Budo.
Muito bem, mas antes de começarmos a conversar sobre esses cinco “espíritos” vamos entender melhor o que seria esse tal de Gendai Budo e seu contra ponto o Koryu.
Gendai budô, significa literalmente "artes marciais modernas". Refere-se às artes marciais japonesas estabelecidas após a restauração Meiji(1868), que são: Aikido, Judo, Iaido, Karate-do, Kendo, Kyudo, Naguinata-do e Shorinji kempo.
Koryu, significa estilo antigo ou tradição antiga. Trata-se de uma denominação genérica aos estilos de artes marciais tradicionais japonesas, existentes anteriormente à Restauração Meiji. Durante o Xogunato Tokugawa, existiam centenas de estilos, mas após Restauração e a adoção de métodos de guerra ocidentais, ocorreu um declínio acentuado desses estilos.
Uma outra forma de identifica-los seria que as artes marciais denominadas como Gendai Budo possuem uma fundamentação filosófica, sendo portanto classificadas como artes de desenvolvimento humano.
Já as formas de combate denominadas como Koryu seriam as escolas e estilos criados para a luta corporal, para o confronto físico e a guerra.
Muito bem!
Esses são os espíritos:
1- Shoshin: (初心) Mente de principiante
2- Zanshin: (残心) Mente que permanece
3- Mushin: (無心) Não Mente
4- Fudoshin: (不動心) Mente Imóvel
5- Senshin: (先心) Espírito Purificado; atitude iluminada
Estes conceitos muito antigos, atualmente, são completamente ignorados nos modernos dojo de Karate esportivo.
O praticante que se esforça para compreender as lições destes 5 espíritos se transformará num artista marcial completo e um ser humano forte e competente.
O aluno que não se esforça para conhecer e receber estes espíritos sempre será como uma criança que brinca com carrinhos, enquanto que o outro corre com um carro de verdade.
1- Shoshin
O estado de shoshin é aquele da mente de principiante. É um estado de atenção que permanece sempre completamente consciente, atento e preparado. É um estado mental, onde tudo parece sempre estar sendo visto pela primeira vez, mesmo que treine há anos. A atitude de shoshin é essencial para continuar o aprendizado pelo resto da vida.
2- Zanshin
O espírito zanshin é um estado do espírito que permanece, que continua. É frequentemente descrito como um estado continuado de atenção e, naturalmente, de uma facilidade de tomada de decisão quando necessário.
É um estado de foco ou concentração antes, durante e depois da execução de uma técnica, em que uma ligação ou conexão entre o atacante e o atacado é estabelecida.
Zanshin é o estado da mente que nos permite permanecer espiritualmente conectados, não apenas a um único atacante, mas a múltiplos atacantes e mesmo a um contexto completo; um espaço, um tempo, um evento.
3- Mushin
Significa “não mente”. “uma mente sem ego”. “uma mente como um espelho que reflete e não julga”.
O termo original era “mushin no shin”, que significa “mente da não mente”
Trata-se de um estado mental que não possui medo, raiva ou ansiedade.
Mushin é frequentemente descrito pela frase, “mizu no kokoro”, que significa “mente como a água”. Esta frase é uma metáfora que descreve o lago que reflete claramente o que o cerca quando suas águas estão calmas, mas as imagens são obscurecidas quando uma pedra é jogada em suas águas.
4- Fudoshin
Uma mente inabalável e um espírito que não se modifica é o estado de fudoshin.
É a coragem e a estabilidade demonstradas mental e fisicamente.
Mas ao invés de indicar rigidez e inflexibilidade, fudoshin descreve uma condição que não é facilmente transtornada por pensamentos internos ou por forças externas.
É a mente que não se abala com as alternâncias da vida, pois reconhece que tudo muda o tempo todo.
5- Senshin
Senshin é o espírito que transcende os primeiros quatro estados da mente.
É um espírito que protege e se harmoniza com o universo. Senshin é um espírito de equanimidade que abraça toda a humanidade e cuja função é dissipar a desavença no mundo.
Aceitar completamente o senshin é essencialmente a mesma coisa que se tornar iluminado, e pode ir muito além da abrangência do treinamento diário.
Os primeiros 4 espíritos são facilmente atingíveis por qualquer aluno sério através de atenção concentrada e treinamento firme. O quinto necessita de um pouco mais de treino e um professor competente.
Abraçar estes estados da mente pode ser recompensador de diversas formas.
Shoshin liberta o aluno do “vale” frustrante do aprendizado, dando-lhe a visão para enxergar o que ele não poderia ver antes.
Zanshin aumenta a atenção total, melhorando a visão do mundo e o treinamento de combate.
Mushin libera a ansiedade do aluno quando está sob pressão, capacitando-o para uma performance melhor durante uma necessidade.
Fudoshin, proporciona a confiança necessária para o enfrentamento das dificuldades.
Qualquer karateca sério deve encontrar formas de incorporar estes espíritos do budo em seu treinamento diário.
Adaptado do texto Five Spirits Of Budo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário